Sport Blog - Motociclismo

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, 6 de setembro de 2009

Festival Ribeirão Motorcycles: Ribeirão Preto recebe evento onde serão realizadas exibições de Freestyele, Wheeling e Burnout

A cidade brasileira de Ribeirão Preto irá receber nos próximos dois dias a 1ª Edição do Festival Ribeirão Motorcycles.

Neste evento irão realizar-se várias provas de exibição de 3 modalidades desportivas muito pouco conhecidas do grande público: o Freestyle Indoor, o Wheeling e o Burnout.

Em declarações ao site Rodas e Companhia, os "freestylers" Jorge Negretti e Joaninha explicaram de forma detalhada em que consistem estes 3 desportos.

"O Freestyle Indoor é um desporto relativamente novo. Não é uma corrida, mas sim uma demonstração de habilidades", começou por dizer Negretti, acrescentando de seguida que "a ideia principal desta modalidade é «obrigar» o piloto a executar saltos de pequena, média ou grande dificuldade, de modo a ultrapassar os obstáculos que tem à sua frente. Depois, essas manobras serão avaliadas por um júri que pontuará cada um dos saltos. O atleta que obtiver melhor pontuação é, obviamente, o grande vencedor".

Apesar de ser bastante jovem (19 anos), Joaninha é especialista em Wheeling, um desporto que consiste em "fazer manobras com apenas uma roda". A brasileira costuma utilizar motos de "450 a 1000 cc", mas habitualmente os grandes campeões utilizam veículos "mais leves, de modo a conseguirem fazer manobras mais arriscadas".

Além de Freestyle, Negretti também pratica Burnout, ou Perícia em português, que é uma modalidade radical "inventada em França no final dos anos 80". O objectivo é "fazer o famoso zerinho no chão", ou seja, girar o carro sobre si próprio "arrastando uma ou duas rodas no chão, de modo a ficar marcado no asfalto um zero, ou um donnut, como lhe chamam os americanos".

O piloto brasileiro concluiu as suas declarações avisando que "este desporto é muito perigoso, pois o motor do carro pode explodir e provocar acidentes sérios".

Convém então, não arriscar, e praticar esta modalidade apenas "se for um piloto experiente e se tiver uma equipa de mecânicos pronta a solucionar qualquer problema que aconteça".


Jornalista: João Miguel Pereira